O que são as Agências de verificação de fatos — ou fact-checking?
Pietra Cardoso e Maria Dé Carli
Fact-checking, ou verificação de fatos, é essencialmente o ato de conferir a veracidade das informações. Isso implica verificar se as informações são totalmente verdadeiras, se há exageros, distorções ou subestimação, bem como conferir qual é a fonte das informações, como os dados ou estatísticas foram coletados, entre outros aspectos, não se limitando necessariamente em 100% verdadeiras ou falsas.
Dessa forma, uma agência de verificação de fatos é uma organização cujo propósito é investigar e confirmar a veracidade das informações veiculadas nos meios de comunicação. Esse processo de verificação envolve uma análise detalhada que inclui a avaliação de dados, a consulta a leis de acesso à informação, a revisão de materiais de imprensa e até mesmo a busca por orientação junto a especialistas e organizações pertinentes.
Apesar de não tão difundido na época, o modelo de negócio de verificação de fatos já estava presente desde os anos 1990, exemplificado pelo surgimento do site norte-americano Snopes1 em 1994. Inicialmente focado em investigar lendas urbanas, o Snopes conquistou destaque pela sua abordagem minuciosa e imparcial na análise de alegações controversas e informações enganosas, tornando-se hoje um dos mais renomados sites de verificação de fatos nos Estados Unidos.
No Brasil, algumas agências de verificação de fatos, como Agência Lupa2 , Aos Fatos3, Conferência UOL4 e Estadão Verifica5, possuem a certificação da Aliança Internacional de Checagem de Fatos (em inglês, International Fact-Cheking Network – IFCN). Para obter esse reconhecimento, essas organizações devem comprometer-se com os padrões estabelecidos pela IFCN, entre os quais estão o apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia e política de correções aberta e honesta. Como medidas indispensáveis às instituições signatárias da IFCN, nos sites de todas essas plataformas, é possível acessar a metodologia usada no processo de checagem de informações, além de oferecer um canal para que os leitores possam contestar ou corrigir conteúdos publicados.
A checagem de fatos começou a ser mais aparente aos brasileiros a partir da pandemia de Covid-19, onde houve uma avalanche de informações, muitas vezes contraditórias e desencontradas, sobre a doença, suas origens, tratamentos e medidas de prevenção. Diante desse cenário caótico, a necessidade de distinguir entre notícias falsas e informações verídicas tornou-se mais premente do que nunca. Foi nesse contexto que a verificação de fatos, antes uma prática mais discreta e restrita, começou a ganhar destaque entre os brasileiros.
No final de 2021, com objetivo de proteger o processo democrático, o Brasil foi o primeiro país a instituir esses “rótulos” nas publicações sobre sistema eleitoral. Esses rótulos, elaborados pelas agências de checagem, servem para identificar informações confiáveis e alertar sobre possíveis desinformações. Nota-se, portanto, que as agências de verificação de fatos desempenham um papel crucial na era da informação digital, onde a disseminação rápida de desinformação pode ter consequências significativas para a sociedade. Apesar disso, é essencial que a sua atuação seja equilibrada com a preservação da liberdade de expressão, garantindo que todos possam expressar suas ideias enquanto são protegidos dos danos causados pela desinformação.
A liberdade de expressão e liberdade de imprensa não são direitos absolutos quando propagadoras de desinformação, ou como popularmente chamamos, fake news. É evidente, portanto, que as agências de verificação trouxeram um impacto enorme à população, trazendo uma maior segurança na disseminação de informações, inclusive, na esfera jurídica. Assim, é imprescindível que as agências atuem de maneira transparente, apartidária e imparcial, evitando qualquer forma de censura prévia, tendo como objetivo unicamente esclarecer e corrigir informações falsas, sem violar o direito de liberdade de expressão dos usuários das redes sociais.