BFBM patrocina curso “Processo Civil e Advocacia em Transformação”, na USP
Nos dias 2, 3 e 4 de outubro a Faculdade de Direito da USP (FDUSP) promoveu o curso “Processo Civil e Advocacia em Transformação”, com o patrocínio do escritório Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça Advogados.
O curso aconteceu no Salão Nobre da FDUSP e teve como objetivo incentivar a discussão de temas relevantes como ações coletivas, jurisprudência das Cortes, procedimentos especiais e desjudicialização.
Abrindo o evento, a primeira mesa de debates abordou dois temas: “Negócio Jurídico Processual” e “Conciliação Obrigatória”. Este último ganhou destaque e teve como palestrante o desembargador do TJSP, Carlos Alberto de Salles, que falou sobre a Consensualidade e Autonomia no Processo Civil. Encerrando as atividades do primeiro dia, a advogada Maria Cecília de Araújo Asperti ministrou uma palestra sobre as Técnicas de julgamento de casos repetitivos e acesso à justiça.
No segundo dia, o evento contou com quatro palestrantes, e o ponto alto da noite foi a palestra “Estabilização da Tutela Antecipada”, de José Roberto dos Santos Bedaque, advogado que integrou a Comissão de Juristas encarregada de elaborar o anteprojeto do Código do Processo Civil e de rever o substitutivo da Câmara dos Deputados.
Por fim, o último dia de seminário apresentou, entre outros, o desembargador do TJSP, Walter Piva Rodrigues, como debatedor, a palestra “Procedimentos Especiais e a desjudicialização” de Fernanda Tartuce e a exposição da Susana Henriques da Costa sobre o “Futuro da ação coletiva no Brasil”.
Além de patrocinar o evento, o BFBM disponibilizou também alguns exemplares de livros, que foram sorteados durante os intervalos das palestras, dos autores e membros do escritório Ana Paula de Barcellos, Thiago Magalhães e Felipe Terra.
Toda a verba arrecadada no evento foi revertida para custear as atividades do Departamento Jurídico XI de Agosto, que, há 99 anos, presta assistência jurídica gratuita para a população hipossuficiente da cidade de São Paulo.